Publicado por Papo de Cinema, no dia 14/10/2025.
Após lançar quatro produções no 27º Festival do Rio, a Giros Filmes mantém o ritmo para chegar à Mostra Internacional de Cinema em São Paulo 2025, que acontece de 16 a 30 de outubro. Três dos títulos projetados no evento carioca também serão apresentados no conceituado festival paulista. Trata-se de Sexa, de Gloria Pires, Com Causa, de Belisário Franca e Pedro Nóbrega, e Massa Funkeira, de Ana Rieper.
GIROS FILMES
Com quase 30 anos de trajetória, a Giros Filmes soma mais de 70 produções realizadas para cinema, TV e streaming. Suas obras já chegaram a mais de 40 canais nacionais e internacionais, entre eles HBO, TV Globo, BBC, History e Discovery, além de plataformas digitais como Globoplay e Max. A diversidade de formatos e narrativas reforça a vocação da empresa em explorar diferentes olhares sobre a realidade. Siga o fio e saiba mais sobre as apostas da empresa!
SEXA
Sexa marca a estreia de Gloria Pires na direção de longas-metragens. Além de comandar a câmera, a atriz interpreta Bárbara, uma mulher que questiona as imposições sociais ligadas ao envelhecimento feminino. Após abrir mão do amor para manter uma boa relação com o filho, que a vê como recatada e de perfil doméstico, ela se envolve com Davi, um homem 25 anos mais jovem. O elenco conta ainda com Isabel Fillardis, Thiago Martins, Danilo Mesquita, Eri Johnson, Rosamaria Murtinho, Dan Ferreira e Déa Lúcia.
MASSA FUNKEIRA
Sob a direção de Ana Rieper, Massa Funkeira investiga as representações de sexualidade presentes no universo do funk, gênero que pulsa como uma das maiores forças da cultura popular brasileira. Acompanha bailes, corpos em movimento e personagens marcantes, compondo uma celebração do desejo, do prazer e da afirmação pessoal. Ao som do batidão, a obra conecta resistência e vitalidade, reafirmando o papel do funk como expressão cultural da periferia e vetor de identidade coletiva.
COM CAUSA
Dirigido por Belisario Franca e Pedro Nóbrega, Com Causa reúne relatos de ativistas do Brasil e do mundo que compartilham as lutas que norteiam suas vidas. A partir de memórias, sonhos e denúncias, o documentário apresenta imagens que atravessam territórios tão diversos quanto a Amazônia, a África, a Síria e o Rio de Janeiro. Ailton Krenak, Paul Watson, Carmen Silva e Muzoon Almellehan estão entre os nomes que, em um mosaico de vozes e vivências, revelam a persistência em enfrentar os grandes desafios da humanidade.
Link da matéria:
https://www.papodecinema.com.br/noticias/giros-filmes-mostra-sp-2025/