Giros Filmes

Funk e sexualidade sem moralismos: doc ‘Massa Funkeira’ estreia no Festival do Rio

Publicado por Pretêssencias, no dia 30/09/2025.

“Massa Funkeira”, de Ana Rieper, é um documentário sobre sexo a partir do universo do funk, gênero musical de maior potência e popularidade no país. Sem moralismos, o filme revela como, através do corpo, da dança, das letras e vivências de seus artistas, o funk expressa resistência, desejo, prazer e afirmação pessoal.

O longa-metragem faz sua estreia no 27º Festival do Rio, dentro da mostra competitiva Première Brasil: Documentário. A produção traz depoimentos de Valesca Popozuda, Kevin O’Chris, Tati Quebra Barraco, MC Carol, DJ Rennan da Penha e outros. O 27º Festival do Rio acontece de 2 a 12 de outubro de 2025.

As exibições ocorrem no dia 7 de outubro, terça, às 19h15min, na Estação NET Gávea 5 e Estação NET Gávea 4, na quarta (8), às 13h30min, no Cine Odeon – CCLSR, e quinta (9), às 16h15min, no Cinesystem Belas Artes 5.

Combinando registros de bailes, corpos em movimento, grandes personagens desse universo, cenas cotidianas e um batidão que quando toca ninguém fica parado, o filme celebra o funk como força vital e cultural da periferia brasileira. “Massa Funkeira” é o sétimo longa da realizadora carioca Ana Rieper.

Documentarista com estudos em Geografia, Antropologia e Cinema, Ana aborda questões sociais através de narrativas musicais em seus filmes. É dela os longas “Vou Rifar meu Coração” (2012), “Na Veia do Rio” (2003), “Clementina” (2018), “Nada Será Como Antes – A Música do Clube da Esquina” (2024) e “Paraíso” (2024) e o média “Sissi” (2022).

O filme documenta a visão do funk, um dos gêneros mais populares do país, sobre um tema que, por ser um tabu, ainda é pouco discutido – e até mesmo mal visto – na sociedade: a sexualidade. O longa aborda com naturalidade como o estilo musical consegue se expressar, apesar de também tratar de temas como o machismo e a construção de gênero.

“Massa Funkeira” é uma realização da Giros Filmes, com coprodução da Paladina Filmes. Belisario Franca, Bianca Lenti e Maurício Magalhães assinam a produção. O projeto tem financiamento do Art 1ºA, 3º, 3ºA e Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

Link da matéria:
https://www.pretessencias.com.br/cinema/funk-e-sexualidade-sem-moralismos-doc-massa-funkeira-estreia-no-festival-do-rio/