Atriz estreia na função em ‘Sexa’, sobre mulher de 60 anos que se envolve com homem mais novo
Publicado por O Globo, no dia 03/10/2025.
Uma das grandes estrelas do audiovisual brasileiro, Gloria Pires resolveu experimentar algo novo aos 62 anos. Além de protagonista, ela é a diretora da comédia romântica com pitadas de drama “Sexa”, em que vive uma revisora literária de 60 anos que começa o relacionamento com um homem muito mais novo (Thiago Martins), e precisa lidar com julgamentos por parte da família e com suas próprias inseguranças.
— Dirigir era uma inquietação antiga e, quando esse projeto chegou até mim, senti o clique: ali havia algo que falava diretamente de um lugar que eu estava vivendo, com humor e verdade… Senti que era a hora — aponta a estrela de “Se eu fosse você” (2006) e muitos outros filmes e novelas. — A atriz cria e desenvolve de dentro para fora. A diretora precisa enxergar o todo, o ritmo, a harmonia entre todos os elementos que estarão contando aquela história. Mas, no fim, uma alimenta a outra. A atriz em mim me ajudou a acolher o elenco, a entender as necessidades de cada um. E a diretora me colocou no lugar de tomar decisões, inclusive sobre mim mesma em cena.
A empreitada de Gloria Pires na direção do longa produzido pela Giros Filmes é um dos seis exemplos de atrizes que assumem papel de cineastas (incluindo as estrelas internacionais Juliette Binoche e Kristen Stewart) na programação da 27ª edição do Festival do Rio, que começou nesta quinta-feira (2).