“Ninguém Pode Provar Nada”, que estreia no Festival do Rio, usa entrevistas inéditas e arquivos recriados por IA para contar a história do polêmico jornalista e produtor musical
Publicado por Rolling Stone, no dia 30/09/2025.
A controversa e influente trajetória de Ezequiel Neves (1935-2010), jornalista, produtor musical e figura central na carreira de Cazuza e do Barão Vermelho, chega às telas do 27º Festival do Rio com o documentário “Ninguém Pode Provar Nada – A Inacreditável História de Ezequiel Neves”. Produzido pela Giros Filmes, o longa será exibido na mostra Première Brasil Retratos nos dias 5, 6 e 7 de outubro.
Pioneiro do jornalismo de rock no Brasil, Neves foi a peça-chave por trás da descoberta do Barão Vermelho nos anos 80 e se tornou o grande mentor de Cazuza, com quem imortalizou a parceria na composição do hino “Exagerado”. O filme investiga não apenas sua carreira, mas também suas passionais relações com ícones como Rita Lee e o próprio Cazuza.
O que diferencia a produção é sua abordagem ousada, que mescla documentário e ficção. Para reconstruir a vida de seu protagonista, o diretor Rodrigo Pinto mergulhou em mais de 60 horas de entrevistas inéditas e utilizou recursos como arquivos falsos, trechos de filmes inventados e, de forma inovadora, entrevistas recriadas com inteligência artificial.
“A mostra Retratos é um lugar de celebrar nomes que transformaram o país e ainda nos incitam a seguir em frente, contra a caretice”, comenta Rodrigo Pinto, que já tem uma ligação com o universo da banda por ter escrito a biografia do Barão Vermelho e dirigido o documentário “Continuação”, sobre Lenine.
Link da publicação:
https://rollingstone.com.br/cinema/vida-de-ezequiel-neves-mentor-de-cazuza-vira-documentario-com-uso-de-inteligencia-artificial/